ÉTICA NA MÍDIA x FORMADORES DE OPINIÃO


4 de jun. de 2007

CONCEITOS ÉTICOS GERAM POLÊMICA


A ética de formadores de opinião é atualmente sempre posta à prova, visto que abrange diversos conceitos nem sempre compreendidos pelas pessoas de forma geral. Nem tudo aquilo que é visto como antiético na verdade o é. Entende-se por ética o conjunto de valores que moldam comportamentos a partir de normas sociais, porém a ética é relativa, depende do tempo e do lugar em que você se encontra, afinal os valores podem variar em função da cultura e do grupo social e não são universais.
Muitas vezes, fazemos um pré-julgamento sem muitas vezes avaliar todas essas condições, o que se torna algo perigoso. No caso Roberto Carlos, principalmente os fãs, consideraram sua postura “pedante” e “antiética”, mas na verdade se fizermos uma análise mais abrangente, o que pode estar errado, de fato é a maneira como foi feito, mas não o processo em si, visto que o conteúdo do livro o atingia de forma negativa, em algum momento.
Para a jornalista Clarissa Dumiense a postura do cantor só foi considerada errônea pelo fato de o livro ter sido escrito por um fã, o que fez todos os outros também se sentirem atingidos.
“Os fãs de forma geral se sentiram mal por acharem que teriam o direito de ter acesso a esse tipo de informações, mas não observaram o outro lado. Eu não li o livro, mas tenho acompanhado bastante o assunto e vejo que é muito delicado. Não sei se no lugar dele eu publicaria. Fatos que não devem ter sido ainda superados por ele foram colocados ali de forma indevida. É complicado julgar a postura dele, de fora é fácil falar, porém não sabemos de que forma essas coisas o afetam. Não acredito que ele esteja fazendo isso para chamar atenção, para estar na mídia, como muitos dizem”.
Com relação ao casamento de Ana Maria Braga com Marcelo Frisoni, empresário acusado de ter cometido crimes, Clarissa diz que além de serem apenas especulações, dizem respeito única e exclusivamente a ela, pois faz parte de sua vida pessoal. “Um (a) jovem não será influenciado a se casar com uma criminosa (o) por causa disso. Acho que é algo que diz respeito só a ela, não falta ética no caso, falta discernimento, caso isso realmente seja verdade, do que isso trará para a vida dela. O problema é que as pessoas não entendem a responsabilidade social e a ética de forma correta. Toda atitude que foge ao comum, ao “aceitável”, as pessoas vêem como antiético e as vezes, salvo algumas exceções, julgam sem nem ter idéia da história por completo. Maldizem apenas por ser uma atitude diferente”, conclui.




Isabella Carretero

Nenhum comentário: